Translate

terça-feira, 17 de maio de 2016

Atuação do gerontólogo na atenção primária


Olá caros leitores! Como tem passado? Esperamos que bem!
Pedimos mil desculpas pela nossa ausência aqui no Blog, mas tivemos alguns problemas pessoais. Estamos mantendo as nossas redes sociais atualizadas com pequenos textos. Acompanhem-nos por lá!

Algumas dúvidas chegaram até nós referentes à atuação do gerontólogo nos diversos cenários da atenção. Por isso, decidimos escrever uma série de postagens, sobre a atuação do gerontólogo nos diversos equipamentos que ele possa vir a realizar suas funções.
Vamos começar pela atenção básica ou primária.

No post de hoje falaremos um pouco sobre o nosso papel nesta vertente na área da saúde pública.

A porta de entrada no Sistema de Saúde é a Unidade Básica de Saúde (UBS). Para utilizar este serviço é necessário ter o cartão SUS (Sistema Único de Saúde). Para saber mais clique aqui.
Os serviços realizados pelas UBS caracterizam-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a proteção e a promoção a saúde, prevenindo agravos e instalação de doenças crônicas, realizando diagnósticos e tratamentos, reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas.

A atuação do gerontólogo em uma UBS pode ser muito ampla, como descrito a seguir:

1. Em programas de prevenção de doenças e promoção a saúde: com a sua formação ampla, o gerontólogo pode coordenar grupos que discutam sobre doenças que são mais prevalentes na velhice, como as doenças crônicas e neurodegenerativas (hipertensão arterial, diabetes, doença de Alzheimer e Parkinson), esclarecendo dúvidas, e oferecendo informações que contribuam para a melhora da qualidade de vida tanto do idoso quanto de seus cuidadores e de pessoas que queiram saber mais sobre e se interessem pelo assunto. É possível trabalhar neste aspecto com grupos de idosos e também de outras faixas etárias, já que a prevenção passando pela educação comunitária é um dos princípios de uma UBS.

2. Compor a equipe multiprofissional da unidade para auxiliar nos casos que envolvam idosos, promovendo o diálogo entre os diversos profissionais, a família e o idoso, ajudando a pensar em medidas que auxiliem na resolução de casos. Esse trabalho é bastante operacional e requer habilidades de gestão de casos, os quais o gerontólogo é habilitado à realizar, bem como mediação de conflitos.

3. Auxiliar na gestão de programas específicos para o idoso, como o Programa Acompanhante de Idosos (PAI) que existe em algumas Unidades em São Paulo, bem como na educação permanente dos profissionais. O gerontólogo pode auxiliar os Acompanhantes Comunitárias de Idosos (ACIs) nas visitas domiciliares, contribuindo com seu conhecimento biopsicossocial para a resolução de casos, além de orientar os familiares a respeito do cuidado ao idoso e em como lidar com as questões inerentes a essa fase, esclarecendo dúvidas e conflitos;

4. Auxiliar no levantamento de dados para a criação de estratégias mais direcionadas, otimizando recursos e tempo. Essa prática é de fundamental importância para desenhar um perfil das pessoas atendidas naquela região, para que ações sejam planejadas para a comunidade;

5. Preparar a equipe para atender pessoas idosas, desde os recepcionistas até os demais profissionais, que, muitas vezes, não possuem preparo para lidar com essa parcela da população, que necessitam de paciência e de alguns cuidados na comunicação (confiram aqui o post sobre comunicação com idosos).

O papel do gerontólogo é amplo e versátil, visando contribuir com os demais profissionais através de seus conhecimentos e habilidades, visualizando o idoso de maneira integral a fim de proporcionar melhorias na sua saúde e na sua qualidade de vida.

De maneira resumida, é assim que nós, gerontólogos, podemos cooperar na atenção básica de saúde. O que acharam? Queremos saber a opinião de vocês! Participem!!
Um grande abraço a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco